-
Arquitetos: RENESA Architecture Design Interiors Studio
- Área: 1300 (120m²)
- Ano: 2019
-
Fotografias:Niveditaa Gupta
-
Fabricantes: Asian Paints, Dorma India, Hettich, Merino, Saint-Gobain, Ultratech
Descrição enviada pela equipe de projeto. Envolta por tijolos rústicos, terracota vermelho, o novo projeto do estúdio Renesa não é um showroom tradicional. O volume abriga a primeira loja do cliente em Amritsar, na Índia, com um simples objetivo - criar um espaço confortável e, ao mesmo tempo, familiar, de forma que atraísse os consumidores ao local.
Ao se afastar da abordagem tradicional de uma loja, buscamos contextualizar o espaço como uma galeria, que proporciona ao consumidor a experiência de ver os produtos, dentro de um ambiente envolvente. O projeto permite a interação com os objetos através de vários sub-espaços configurados, além de enfatizar a sua qualidade inerente.
Espacialmente, o projeto fez uso de diversos elementos complementares, amarrados pelos tijolos vermelhos, que definem a identidade da marca. A planta apresenta um volume retangular, com nichos em arco que foram criados para inserir a luz natural no interior. O projeto experimenta a própria ideia de espaço, extraindo os limites da loja, para que ela funcione como uma galeria, onde as esculturas e os artigos passam a fazer parte do design.
Ao descartar a estratégia de um projeto que se adapta à forma, o conceito final remove e segmenta todo o interior, criando um percurso interno. Curvas e diagonais foram intercaladas, de forma a criar os nichos da vitrine. Essas diferentes formas estabeleceram a ideologia espacial, ao cortar e configurar as estratégias de composição, formando uma moldura para os produtos. O projeto, para uma loja de artigos para a casa, propôs que os volumes semifechados ofereçam vários pontos de acesso, sendo sobrepostos às estruturas monolíticas e atuando como elementos da galeria.
Em termos de materialidade, a textura do concreto bruto ressoa com os tijolos terracota, formando um espaço transitório, utilizado como uma galeria e um showroom. As cores naturais e as variações de texturas configuram os espaços, que podem ser expostos de acordo com os artigos da loja.
O foco principal foi criar um sentimento regional e desconstruído, que está em constante mudança e experimentação, assim como uma galeria. O Studio Renesa convida o visitante a um percurso orgânico, cuidadosamente dirigido pelo próprio arquiteto. Celebrando o protagonismo do tijolo no contexto indiano, as peças de terracota agregam valor à estética contemporânea.